Normalmente as indústrias de manufatura abastecem suas linhas de produção com matérias-primas oriundas de diversos fornecedores e origens diferentes. Estes movimentos ocasionam vários embarques elevando em muito o custo de operação, controle, internação, frete, despachantes aduaneiros e outros custos pagos pela empresa desde a origem até o destino, além de aumentar o retrabalho realizado pela equipe operacional e de apoio da empresa.
Estes custos dificilmente são mensurados, especialmente os que ficam nas entrelinhas, como os custos indiretos de pessoal, processos internos etc. Eles nunca chegam a planilha de custo do produto final. Normalmente, podem chegar a 50% do preço de alguns caso de fornecedores e componentes utilizados na composição do produto.
Abaixo mais alguns benefícios da operação, via embarque consolidado via a administração de materiais por produto, o que chamamos de produto por BOM consolidada ou KITs.
Redução dos custos de frete pelo embarque consolidado e pela logística aplicada por nosso warehouse em Hong Kong.
Com a facilidade de poder utilizar nossa operação local em Hong Kong, com localização estratégica onde estão 90% dos warehouse principais dos grandes fabricantes e distribuidores de componentes e insumos eletrônicos, temos a vantagem de reduzir significativamente os custos de frete interno e handling aplicados as diversas operações necessárias e compor uma lista de necessidades de compra. Mesmo no caso dos fabricantes chineses, como eles possuem tratamento tributário diferenciado devido a acordos estabelecidos entre Hong Kong e China, os mesmos tem suas estruturas de distribuição localizadas em Hong Kong e não na China. Isto acontece também devido à logística e a excelente infraestrutura disponibilizada por Hong Kong.
A consolidação de material acarreta em um peso maior, assim reduzindo o custo do frete, considerando a unidade de medida (Kg, Lb.), e melhorando as demais condições de transporte.
Redução de custo e da maior agilidade do despacho aduaneiro na liberação das cargas no Brasil.
Quando consolidamos o material em um único embarque o número de operações e documentos também diminui significativamente pois geramos uma única documentação, invoice e packing list. O custo do despacho aduaneiro cobrado pelo despachante será de uma única liberação e não de várias pequenas liberações, o que normalmente acontece devido ao elevado número de fornecedores diferentes no objetivo de completar uma lista de materiais.
Redução dos níveis de RMA e não conformidades - por Part Number incorreto ou por qualidade dos componentes e suas embalagens.
Todos os itens são inspecionados e identificados conforme o código próprio do cliente para posterior embarque para o destino designado pelo cliente. Assim a quantidade de RMAs - Return Merchandise Authorization é reduzida a quase zero.
Constando no procedimento interno de nosso warehouse, imagens de cada componente do cliente recebido e armazenado indica o que deverá ser inspecionado no recebimento e no embarque, cuidados para armazenagem e controle de FIFO, se necessário e quando necessários ou requisitados pelo cliente.
Controle e documentação do que e como foi entregue ao agente de cargas.
Em toda liberação de material, a carga é acompanhada de um formulário que contêm os dados da documentação de embarque (invoice e packing list) e fotos de cada pallet entregue ao Freight Forwarder que deverá assinar o formulário assim confirmando que o material foi recebido com peso e dimensões corretas, sem avarias e com a documentação original. Em caso de falta dos documentos originais, devido à perda dos mesmos pelo agente embarcador, os custos de reenvio são por conta do transportador.
Redução do tempo de inspeção de recebimento e identificação dos componentes, além da possível redução nos custos de mão-de-obra.
Como as cargas são inspecionadas e identificadas na origem, quando o material chega no local designado, a inspeção de recebimento é simplificada. Esta facilidade faz com que a matéria-prima seja encaminhada para a separação e produção, em um espaço de tempo muito menor em relação aos processos conhecidos de preparação de componentes, aquisição e inspeção.
Com a identificação feita com os códigos do cliente na origem, inclusive com códigos de barra individuais para cada item, há uma significativa redução de mão de obra e processos de recebimento e armazenagem.
Redução na quantidade de trocas de setup interno, melhorando o desempenho da fábrica, garantia de fabricação integral dos produtos sem falta de componentes e entrega dentro do prazo para os clientes.
Redução da quantidade de trocas de setup interno (máquinas e separação de componentes) e melhora na performance da fábrica garantindo a possibilidade de produção completa dos produtos sem falta de componentes e assim viabilizando entregas dentro dos prazos estipulados para os clientes.
A carga somente é embarcada quanto todos os componentes necessários à fabricação do produto do cliente estão presentes no pallet. O material que chega às fábricas de forma consolidada pode ir diretamente para a linha de produção.
Identificação dos componentes auxilia na localização de futuros problemas.
Em nosso sistema de gerenciamento de pedidos, no warehouse de Hong Kong processamos os pedidos recebidos dos clientes na forma de produto. Todos os produtos são cadastrados no nosso sistema, cada produto com sua BOM própria, part numbers”,gerber file das PCBs, itens plásticos e mecânicos, entre outros. As atualizações das estruturas de produtos podem ser realizadas pelo cliente através de nosso ERP.
Após o recebimento do pedido do cliente e análises dos especialistas de itens os pedidos dos componentes e partes são encaminhados para os fornecedores amarrados para cada item previamente negociados. Em cada pedido colocado, dependendo da criticidade do item e seu LT, existe um procedimento de follow-up para que as entregas aconteçam como o esperado. Com estes controles, é possível rastrear todos os itens adquiridos, com seus respectivos lotes de fabricação, fabricantes, fornecedores, números de pedido, invoices locais e invoices de exportação.
Não temos como tratar ou resolver no DESTINO, o que não controlamos na ORIGEM.
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