News

Exportação para a China

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024
Exportação para a China: o que você precisa saber

Como funciona a exportação para a China?

 

exportação para a China é um processo difícil, mas vantajoso para sua empresa.

(link da imagem)

 

A China é o país que mais exporta no mundo e isso não é novidade. Todos sabemos que a indústria chinesa é uma das maiores do planeta e a sua produção em volume é superior a diversos países considerados mais desenvolvidos. Mas afinal, vale a pena investir em exportação para a China?

 

Sempre que falamos na China, pensamos no seu papel de produtora e exportadora, mas pouco se fala do que a China importa, ou seja, quais produtos exportamos para lá. Você mesmo já pensou como seu negócio poderia se beneficiar com a exportação para a China?

 

A verdade é que existe um grande mercado em potencial para diversos produtos, uma vez que a China é o país que mais importa do Brasil. Para entender um pouco mais sobre a relação comercial entre esses dois países e como funciona a exportação para a China, continue lendo este artigo. Ao final, explicaremos como a sua empresa pode exportar de uma maneira mais rápida e menos burocrática.

China, o maior importador do Brasil

Em 2023, o Brasil atingiu um recorde em exportações, com um saldo de mais de US$71 bilhões, ou R$361,5 bilhões. Desse total, cerca de 30% foi comprado pela China, país que ocupa o ranking de maior importador de produtos brasileiros.

 

A China é o nosso maior parceiro comercial desde 2009, quando o Brasil se tornou um dos maiores fornecedores de commodities, ou seja, produtos básicos não industrializados. Enquanto isso, a China exporta para o mercado brasileiro produtos manufaturados, eletrônicos e bens de consumo, auxiliando o comércio bilateral para as economias de ambos países.

 

Apesar de alguns desafios nessa parceria, como os impactos econômicos do coronavírus e mudanças de governo, ao longo de quase 50 anos de relações diplomáticas, China e Brasil mantêm um crescimento constante em sua relação comercial.

 

Se você quer estar sempre atualizado sobre comércio exterior com a China, siga a página da COMRED no LinkedInpara ter acesso a notícias em inglês ou siga nosso CEO, Gilberto Canabarro, para ter acesso a notícias em português.

 

Principais produtos brasileiros exportados

A China é nosso maior comprador de soja, que representou 20% das exportações brasileiras totais. Este é um dos produtos com maior procura para exportação para a China. (link da imagem)

 

Em 2023, a China continuou ocupando o ranking de mais importador do Brasil, representando 30,3% do total. Entre os principais produtos importados estão a soja, combustíveis, minério de ferro e outros produtos alimentícios, como farelo de soja.

 

A seguir, veremos os 5 principais produtos exportados pelo Brasil em 2023 e qual a sua representação do total de exportações:

 

  1. Soja (20%)

A soja continua a ser a mercadoria mais exportada, representando 20% do total.

 

  1. Óleos brutos de petróleo (11%)

Um dos principais produtos para suprir as demandas energéticas de diversos países, incluindo a China.

 

  1. Minério de ferro e seus concentrados (8,3%)

Importante matéria-prima para a indústria siderúrgica, representou 8,3% das exportações totais.

 

  1. Farelo de soja e alimentos para animais (3,7%)

Outro produto que reforça a importância do setor agrícola brasileiro para o mercado mundial.

 

  1. Açúcar e melaço (3,5%)

O Brasil continua a ser um dos principais produtores de açúcar do mundo, desempenhando um papel significativo na demanda mundial.

 

Outros produtos que constam na lista e que valem a pena mencionar são o milho, cuja produção brasileira já passou a dos Estados Unidos, celulose e carnes bovinas e de frango.

 

Ainda que as maiores exportações sejam de matérias-primas ou de mercadorias provenientes da agropecuária, há crescimento na produção de artigos manufaturados para exportação para a China. Existe um grande desafio para fortalecer a indústria nacional e diversificar os produtos  exportados, garantindo maior estabilidade econômica.

Como é o processo de exportação para a China?

Apesar de burocrática, a exportação para a China é um bom negócio a longo prazo. (link da imagem)

 

O processo de exportação para a China não é tão simples e requer muito planejamento e trabalho. Por isso, antes de dar início a esse procedimento, é importante realizar alguns estudos prévios sobre o mercado chinês, verificar o que seu produto pode oferecer a estes consumidores e estar ciente das taxas que devem ser pagas.

 

O primeiro passo é habilitar seu negócio a realizar operações de exportação, realizando o "Cadastro de Despachante Aduaneiro" no RADAR SISCOMEX. Muita atenção na hora preencher os dados corretamente, para evitar problemas futuros por conta de cadastro com informações erradas.

 

Também é necessário ter em mente para quem a sua empresa vai vender. Existem 3 categorias de exportação para a China, que dependem de quem compra e como:

      Exportação direta para o cliente final

      Exportação por meio de intermediário chinês

      Exportação por meio de uma "Limited Liability Company" de propriedade da empresa brasileira

 

Apesar de custoso e burocrático, o processo de exportação para a China é um bom negócio a longo prazo, pois o mercado chinês permite muitas vantagens econômicas para sua empresa. 

 

Além disso, você terá acesso a um mercado consumidor em expansão, que compra cada vez mais produtos importados em grande quantidade e rapidez.

Como a COMRED pode ajudar sua empresa a exportar para a China?

Agora que você já sabe como funciona a exportação para a China e tem interesse em expandir sua empresa, a primeira dúvida que surge é se isso deve ser feito por conta própria. A resposta é: não!

 

Se a sua empresa não tem uma equipe específica para lidar com comércio internacional para o mercado asiático, será muito difícil realizar esse processo sem alguns imprevistos no caminho.

 

Por isso, a COMRED, especialista em comércio exterior com a China, oferece diversos serviços para quem busca expandir seus negócios em mercados chineses. 

 

Um dos mais procurados é o serviço de importação e exportação, cuidando de toda a parte burocrática e logística da sua empresa. 

 

Nosso maior diferencial é estar em território chinês, com 4 unidades no total. Estamos presentes em Hong Kong (sede e centro de distribuição), Zhongshan, Shenzhen (centros de operação) e Nanlang (unidade fabril).

 

Isso permite que sua empresa esteja em uma localização estratégica, perto de fornecedores e distribuidores que atendem todo o país. Além disso, caso ocorra qualquer problema na China, nossa equipe cuidará de tudo no próprio local, sem a necessidade de resolver imprevistos a distância.

 

Nossos serviços contam com uma equipe preparada para atender todas as necessidades de comércio exterior da sua empresa, principalmente importação e exportação para a China.

 

Se você quer saber mais sobre nossos serviços, visite o site da COMRED para obter mais detalhes. Conte com a COMRED, sua plataforma de negócios na China.